25 de abr. de 2008

Mãos sujas provocam conjuntivite

maos_conjuntivite_stock_01

A forma irritativa da doença também é provocada pelo excesso de poluição e o uso indevido de produtos químicos.

Quem nunca coçou os olhos até ficarem vermelhos? Ou, então, levou as mãos aos olhos logo após mexer em produtos químicos ou brincar com o cão de estimação? Esse tipo de negligência para com a saúde pode provocar danos consideráveis, como a conjuntivite irritativa. A doença pode ser causada pela falta de higiene das mãos.
Os primeiros sintomas a se manifestar são coceira e ardência na região ocular. A pessoa sente um incômodo como se tivesse com um cisco ou areia no olho. Pode ocorrer lacrimejamento ou ainda sensibilidade à luz.
“A contaminação dos olhos pode ocorrer pelo contato das mãos, toalhas, cosméticos e, inclusive, pelo uso de maquiagem e lentes de contato”, diz Renato Neves, médico oftalmologista e diretor do Hospital de Olhos Eye Care (SP).
Segundo o especialista, o branco dos olhos (esclera) é coberto por uma película fina responsável pela lubrificação da região. Essa película é a conjuntiva, que, quando em processo irritativo ou inflamatório, apresenta vermelhidão por ser toda vascularizada.
Neves alerta que o paciente deve buscar ajuda médica sempre que estiver com a vista muito irritada. Mas, chama atenção da população para o fato de que alguns vírus, como os da gripe, também podem provocar irritação nos olhos e lacrimejamento involuntário. “Em caso de conjuntivite viral, o quadro pode persistir por até 15 dias”.

Eu uso lente de contato e vivo coçando os olhos, é horrível. Ficam vermelhos e inchados, parece até que apanhei.

Fonte: Saúde e Bem-Estar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oba! Que bom que esteve por aqui dando uma especulada no meu cantinho. Esteja à vontade e volte sempre.
Só não serão publicados comentários anônimos.
Beijos!

BlogBlogs.Com.Br