14 de abr. de 2010

‘Serviço Além do Rótulo’

Nós  consumidores, desde ontem, 13/04, temos mais um novo instrumento para verificar a qualidade e segurança dos alimentos na hora da compra: o Serviço Além do Rótulo.

image

Segundo o coordenador do serviço, pesquisador Fénelon do Nascimento Neto, da Embrapa Agroindústria de Alimentos, o consumidor terá acesso a uma série de informações sobre a parte nutricional dos alimentos e de contexto da produção. "Se ele tiver dúvida, pode acessar o serviço e ter informações sobre a composição do produto, sobre medidas de segurança para lidar com esse produto desde o supermercado até o preparo na residência. Ele tem informações do contexto de produção e pode perguntar ao fornecedor a origem desse produto, em que sistema foi cultivado. E as informações enriquecem o seu poder de decisão".

A nova ferramenta permitirá ao consumidor saber, por exemplo, se os produtores estão usando agrotóxico ou se o alimento é um produto orgânico. Segundo o pesquisador, na primeira etapa, estarão disponíveis informações de frutas e hortaliças, e depois, o conteúdo será ampliado para produtos de origem animal, grãos e cereais e, por fim, produtos industrializados.

De acordo com a Abras, o serviço tem possibilidade de ser instalado em mais de 80 mil lojas de supermercados filiados à entidade em todo o Brasil. O primeiro a se mostrar predisposto à instalação do terminal público em suas instalações foi o Grupo Pão de Açúcar.

Resultado de uma parceria da Embrapa Agroindústria de Alimentos com a Abras (Associação Brasileira de Supermercados), o Grupo Pão de Açúcar e a Anvisa, o serviço estará disponível, a princípio, para consulta pública no Hipermercado Extra, localizado na Asa Norte, em Brasília.


Em um primeiro momento, os pesquisadores pretendem atingir o público infantil e as pessoas com necessidades especiais.


O consumidor já poderá acessar o serviço via Internet.

Em tempo: o que falta a Anvisa fazer é incluir nos rótulos dos alimentos o Índice Glicêmico. Esta informação seria fundamental.

 

By: Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oba! Que bom que esteve por aqui dando uma especulada no meu cantinho. Esteja à vontade e volte sempre.
Só não serão publicados comentários anônimos.
Beijos!

BlogBlogs.Com.Br