8 de abr. de 2010

“Poodlefobia”

Poodle

Muitas pessoas têm medo de altura, do escuro, de locais fechados e existem também as pessoas que tem fobia por determinada raça de cachorro. O ganhador do BBB10, da Rede Globo, Marcelo Dourado, é um exemplo disso.

Durante visita ao programa Mais Você, da mesma emissora, o lutador ficou apavorado com a presença de Belinha, a poodle de Ana Maria Braga. Questionado pela apresentadora, ele disse ter pavor dessa raça de cachorro, mas não sabe de onde vem esse medo. Essa determinada fobia, por cães da raça poodle, é causada por um motivo desconhecido, segundo Catulo César Pestana Magalhães, psiquiatra do Hospital Nove de Julho, em São Paulo.

- As fobias são associações entre uma fragilidade em uma determinada área do cérebro responsável pelas emoções, que desenvolve uma angústia. A pessoa, por algum motivo que ela não conhece, de caráter inconsciente, associa um determinado estímulo, cães da raça poodle, por exemplo, a uma ameaça ou perigo, que desencadeia o medo, afirma o psiquiatra.

O médico salienta ainda que existem pessoas que tem medo de pombas e outras que tem medo de mariposas, que são aves e insetos respectivamente, e que essas pessoas não tem fobia de canários ou moscas.

Cada pessoa pode desenvolver, ou não, medo por uma determinada raça ou espécie de animal e isso não está relacionado necessariamente com algum trauma de infância.

- O estímulo só acontece para a pessoa, em particular e a fobia é exagerada, por isso inexplicável, conclui Catulo.

Se por um lado os poodles são motivo de medo para Marcelo Dourado, para outras pessoas a raça é sinônimo de amizade e simpatia.

- É uma das raças de maior popularidade no Brasil. Em 40 anos de profissão posso afirmar que o poodle é raça que eu mais atendo no consultório nos últimos quinze, vinte anos, diz a Maria Helena Larsson, veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP (Universidade de São Paulo).

Fonte: R7

4 comentários:

  1. Oi! O blog continua lindo, parabéns! :D

    Eu vim aqui te pedir para pegar o novo link do banner do meu blog, pois o antigo está desativado, ok? O novo link está na página "parceria"!

    Um beijão!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho uma poodle que considero como uma filha. Até hoje ainda não conheci pessoalmente ninguém que tivesse poodlefobia, ou pelo menos, ninguém que não gostasse da minha 'filhinha peluda' rsrs
    Infelizmente, fobia é um medo que ninguém explica, e como diz o post, é possível ter medo de um bicho e de outro não.

    Bjuss

    ResponderExcluir
  3. Oi, Raquel, adorei sua visita.
    Vou sim pegar o novo banner.
    Beijocas e boa semana.

    ResponderExcluir
  4. Michelle, este mundo tem mais gente com esquisitices do que a gente possa imaginar, né? rsrsrs...
    Beijocas e obrigada pela visita. Venha mais vezes.

    ResponderExcluir

Oba! Que bom que esteve por aqui dando uma especulada no meu cantinho. Esteja à vontade e volte sempre.
Só não serão publicados comentários anônimos.
Beijos!

BlogBlogs.Com.Br