6 de set. de 2011

Victoza (Liraglutida) - o mais novo medicamento emagrecedor

O Liraglutida vendido comercialmente com o nome de Victoza é um medicamento indicado para o tratamento da diabetes tipo 2, que também ajuda a emagrecer, do laboratório Novo Nordisk.

O Victoza é 97% semelhante ao hormônimo natural, GLP-1 e vem em dose única. Esta nova classe terapêutica representa uma revolução no tratamento do diabetes tipo 2, pois, conforme demonstrado em estudos clínicos, além de controlar o açúcar no sangue, liraglutida promoveu a diminuição do peso e da pressão arterial sistólica dos pacientes com diabetes tipo 2 que receberam o medicamento.

A revista Veja dessa semana traz uma reportagem sobre o medicamento:

 

Quando comemos, o GLP-1 ajuda a células beta no pâncreas a liberar a quantidade certa de insulina para transportar o açúcar do sangue para as células. Victoza tem o mesmo efeito e também ajuda a diminuir o tempo que leva para o alimento deixar o seu estômago,  ajudando seu corpo a controlar o seu nível de açúcar no sangue. Ela também bloqueia o fígado na liberação de uma quantidade de açúcar, através da redução da quantidade de outro hormônio, chamado glucagon .

A liraglutida imita o GLP-1, hormônio associado à sensação de saciedade e ao mecanismo de produção de insulina quando os níveis de açúcar no sangue estão altos. O medicamento é aplicado diariamente com uma 'caneta' que é de fato, um aplicador com agulha idêntico aos que se usa para aplicar insulina.

victoza

Victoza não deve ser administrado por via intravenosa ou intramuscular. Deve ser administrado uma vez por dia, a qualquer hora, independentemente das refeições, e pode ser injetado por via subcutânea no abdómen, na coxa ou no braço. O local e a hora da injeção podem ser alterados sem ajuste da dose. Contudo, é preferível injetar Victoza sensivelmente à mesma hora do dia, após ter sido escolhida a hora mais conveniente. Acompanham duas canetas descartáveis.

Victoza já é comercializado nos EUA, Canadá, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Dinamarca, Irlanda, Noruega, Polônia, Áustria, Japão, Israel, México, Argentina, Arábia Saudita, Omã e China, bem como já está aprovado pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

A Novo Nordisk, sediada na Dinamarca é uma companhia global de cuidados com o diabetes, no tratamento à hemofilia, terapia com hormônio de crescimento e de reposição hormonal.

 

 

Veja abaixo o quadro explicativo de como age a liraglutida publicado pela Veja:

 

Vídeo demonstra como usar a caneta de aplicação de insulina e a Liraglutida:

 

Como todo lançamento o medicamento não é barato. Seu preço, segundo o site do fabricante é de R$ 376,50.

Um comentário:

  1. O Ratinho estava falando disso ontem, mas não aguentei e desliguei a Tv!!

    ResponderExcluir

Oba! Que bom que esteve por aqui dando uma especulada no meu cantinho. Esteja à vontade e volte sempre.
Só não serão publicados comentários anônimos.
Beijos!

BlogBlogs.Com.Br