28 de jul. de 2011

Como ganhar com brincadeira

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A brincadeira de pedra, papel e tesoura, também conhecida como joquempô, pode não ser tão aleatória quanto parece.

O jogo de sorte, que ajuda a definir times na quadra da escola ou quem começa uma brincadeira, foi o objeto de estudo de um grupo formado por pesquisadores de diversas universidades britânicas.

Eles publicaram artigo no periódico "Proceedings B", da Royal Society, em que afirmam que, inconscientemente, os participantes acabam indicando com qual símbolo vão jogar.

Para provar a tese, eles organizaram equipes em que um ou todos os participantes estavam vendados e compararam com os resultados de uma partida "normal".

Os empates foram muito mais frequentes quando os participantes conseguiam ver um ao outro, já que davam algum tipo de "dica" que entregavam ao adversário qual seria o próximo movimento.

Vale lembrar o funcionamento do jogo: dois participantes têm de fazer um símbolo (pedra, papel ou tesoura) com a mão simultaneamente. Pedra ganha da tesoura, quebrando-a; tesoura ganha do papel, cortando-o; e papel ganha da pedra, embrulhando-a.

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