30 de jul. de 2010

Minivacas contra o aquecimento global

28_MHG_ciencia_vaca Já imaginou criar uma vaca que nunca passa do tamanho de um bezerro? Este é o plano de um número cada vez maior de fazendeiros, que afirmam que a criação de minivacas (ou teacup cattle, em inglês), pode ajudar a frear o avanço do aquecimento global. Somente nos Estados Unidos já existem mais de 20 mil vacas miniatura de pelo menos 18 novas espécies.

As vaquinhas costumam não ultrapassar um metro de altura, e a maioria tem cerca de 92 centímetros. O criador Richard Grandwohl, um dos precursores do movimento nos EUA, afirma que quando começou a criar as minivacas foi tachado de louco. Hoje, no entanto, é ele quem ri por último. Grandwohl explica que é possível criar 10 minivacas em um espaço onde só caberiam duas normais.

- Isto significa que o mesmo espaço de terra produziria até três vezes mais carne. Dez minivacas produzem a mesma quantidade de gás metano que uma vaca do tamanho normal. Ou seja, o impacto no meio ambiente acaba sendo menor.

Na Inglaterra, já existem cerca de 1.400 criadores deste tipo de gado. No Brasil, é possível encontrar criadores de minivacas e minibúfalos. Estima-se que existam mais de 1,3 bilhão de vacas no mundo atualmente.

Fonte: O Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oba! Que bom que esteve por aqui dando uma especulada no meu cantinho. Esteja à vontade e volte sempre.
Só não serão publicados comentários anônimos.
Beijos!

BlogBlogs.Com.Br