10 de jun. de 2010

Se os outros querem, a gente quer também…

20070205-namoro_cozinha

Olha como o cérebro nos engana: você pode nem estar assim tão interessado naquela pessoa, mas, se perceber que um desconhecido qualquer está… É tiro e queda: vai crescer o olho também.

Pesquisadores da Universidade de Indiana (EUA) puseram 40 homens e 40 mulheres para assistir a vídeos de speed-dates (aquele esquema em que desconhecidos vão tendo “mini-encontros” que terminam no soar de uma campainha – daí todos trocam de par, sabe?).

Depois de assistir às gravações, os voluntários respondiam se tinham ou não ficado interessados nas pessoas que apareciam nos dates. E no que isso deu?

Mulheres: na maioria dos casos, o interesse das voluntárias subia quando a moça do vídeo também dava avaliação positiva ao candidato. Já se ela não gostasse do companheiro despeed-date, as participantes do teste também demonstravam pouco interesse.

Homens: quase a mesma coisa. Em geral, eles já demonstraram interesse na maioria das moças logo de primeira. Mas, se os caras dos vídeos também gostassem delas, as avaliações positivas aumentavam ainda mais. E mais: o interesse dos voluntários nas mulheres também aumentava se eles considerassem bonitos os homens que apareciam com elas nos vídeos.

É uma questão de competição?

Segundo os responsáveis pela pesquisa, não necessariamente. Esse fenômeno de “cópia da escolha alheia” (tradução livre do termo usado por eles, “mate choice copying”) é natural e bem comum no reino animal – em especial em pássaros e peixes. Eis que nós, tão evoluídos que somos, não fomos tão longe nesse aspecto…

Um comentário:

  1. Então Mayra, o nosso cérebro aprontando com a gente.
    É interessante, parece que o ser humano não quer perder nunca né.
    Quando eu fiquei grávida, era impressionante, onde eu ía sempre enxergava uma grávida.
    Traquinagens do nosso amigo cérebro.
    Gostei.
    Um abraço.
    Tchau

    ResponderExcluir

Oba! Que bom que esteve por aqui dando uma especulada no meu cantinho. Esteja à vontade e volte sempre.
Só não serão publicados comentários anônimos.
Beijos!

BlogBlogs.Com.Br