30 de abr de 2010

Na bike…

Lavadora de Roupas

1271863422496_9

Que tal lavar a sua roupa de um jeito mais ecológico e, de quebra, entrar em forma? A sugestão é do ciclista inglês Alex Gadsden, que, apaixonado por bicicletas, projetou a Cyclean Machine, uma máquina de lavar roupas, ligada a uma magrela estática, que funciona a base de pedaladas.

A invenção é meio mirabolante, mas bem simples. Com uma bicicleta velha e uma máquina de lavar mais antiga ainda, Gadsden desenhou e construiu a Cyclean em 20 semanas, reutilizando apenas peças encontradas em ferros-velhos e lixões.

Por enquanto, a máquina é só um protótipo, mas Gadsden está arrecadando dinheiro, em seu site, para publicar internacionalmente um passo a passo de como construir uma Cyclean em casa. O ciclista, ainda, tem planos para construir outra invenção: um chuveiro que funciona com energia solar.

 

Bike Bar

energia-do-pedal-abre

Nos EUA, o Bike Bar promove shows de rua e eventos culturais que só acontecem com a ajuda do público, que deve pedalar bicicletas ergométricas adaptadas para produzir, na hora, toda a energia necessária para o show acontecer.

Uma aglomeração se forma para ouvir a manifestação. Na praça, enquanto o orador faz seu inflamado discurso, quatro pessoas pedalam em uma engenhoca que lembra bikes ergométricas de academia. Estranho? Nada disso. É tecnologia.

O esforço dos ciclistas voluntários gera energia que faz funcionar o microfone e as caixas de som do evento. Se alguém cansa, logo surge outra pessoa disposta a pedalar por uma boa causa. O Bike Bar foi criado por um grupo de tarados por bicicletas como uma alternativa de divulgar a cultura da bike, ao mesmo tempo em que gera energia para shows de ruas e eventos nos Estados Unidos.

O Bike Bar pode ser alugado ou comprado e, segundo Paul Freedman, um dos criadores, “é melhor do que painéis solares e geradores movidos a biodisel, pois ele coloca pessoas pedalando juntas, enquanto assistem uma aula de culinária, um show ou o que mais precisar de energia”. E completa: “A bicicleta é mais do que um meio de transporte ecológico ou uma atividade física. Ela traz um elemento mágico de senso de comunidade para as ruas”.

Fonte: Superinteressante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oba! Que bom que esteve por aqui dando uma especulada no meu cantinho. Esteja à vontade e volte sempre.
Só não serão publicados comentários anônimos.
Beijos!

BlogBlogs.Com.Br