23 de mar de 2010

Projeto ‘Música na Cabeça’

adesivo_clave_sol_grande

A Sala São Paulo, referência no cenário musical e cultural paulista, inaugura nesta quarta-feira, 24, às 19h30, o projeto Música na Cabeça, com a palestra Os Mundos de Mahler, do professor da Universidade de São Paulo, Jorge de Almeida.

O objetivo é promover discussões e encontros gratuitos sobre música e cultura. O projeto abrange ciclos de palestras, baseadas em ensaios publicados no programa de concertos da Osesp e ministrados por especialistas convidados; encontros (troca de informações do público com os nomes de destaques na temporada de concertos) e, finalmente um grande debate, relacionando a música com temas específicos.

A partir desta temporada, a Sala São Paulo, além de ser o palco das mais importantes apresentações de música sinfônica realizadas no País e sediar a sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, passa a abrigar, também, o mais novo espaço para discussões sobre o papel social da música e a sua ligação com outras áreas, tais como filosofia, artes plásticas, psicanálise e literatura. O professor Almeida, por exemplo, comentará a obra do compositor Gustav Mahler, além de discorrer sobre a importância de ouvi-lo nos dias atuais.

Na sequência, virão os professores José Miguel Winsnik, com o tema Frederic Chopin, e Vladimir Safatle, com Claude Debussy e o Nascimento da Modernidade. Este ano, a música clássica comemora o 150º aniversario de nascimento de Gustav Mahler, razão pela qual a Orquestra Sinfônica o homenageia em sua temporada.

As inscrições para participar das atividades do projeto Música na Cabeça podem ser feitas diretamente no site da Osesp. As vagas são limitadas.

Programação
Encontros
Dia 29/4 - Cristina Ortiz - pianista, às 19 horas
Dia 1/10 - Osvaldo Golijov - compositor, às 19 horas
Data a confirmar - Yan Pascal Tortelier - regente titular da Osesp
Palestrantes e temas
Dia 24/3 - Jorge de Almeida - Os Mundos de Mahler - às 19,30 horas
Dia 12/5 - José Miguel Wisnik - Chopin - às 19,30
Dia 25/8 - Vladimir Safatle - Debussy e o Nascimento da Modernidade
Inscrições: www.osesp.art.br
Sala São Paulo (1.484 lugares) - Praça Júlio Prestes, 16
Telefone: 11-3223-3966

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oba! Que bom que esteve por aqui dando uma especulada no meu cantinho. Esteja à vontade e volte sempre.
Só não serão publicados comentários anônimos.
Beijos!

BlogBlogs.Com.Br