9 de mai. de 2008

Flores acenam para insetos

florrrr

As flores "acenam" aos insetos para conseguir atenção, segundo um novo estudo de um grupo de cientistas britânicos.

A descoberta ajuda a explicar a causa de muitas flores balançarem na brisa, revelando uma artimanha, até então desconhecida, usada pelas plantas para atrair agentes polinizadores.

O estudo foi publicado na revista científica "Journal of Evolutionary Biology". Os cientistas estudavam plantas silvestres comuns encontradas na costa do País de Gales, no Reino Unido. Segundo os pesquisadores, flores que se movem são visitadas mais freqüentemente por insetos e também produzem mais sementes.

Elas também atraem uma maior variedade de espécies de insetos do que as flores estáticas. Há muito se sabe que flores usam cores vivas, fragrâncias, pétalas de formatos elaborados e néctar para atrair insetos polinizadores, como moscas e abelhas.

Até o presente, no entanto, a hipótese de que os movimentos da planta ao sabor do vento seriam também um recurso para atrair visitantes não havia sido considerada seriamente. [...]

A natureza é perfeita demais né gente? fala sério! tudo na vida, na natureza tem sentido, nada é por acaso.

2 comentários:

  1. Nossa! Que interessante este artigo sobre as flores, adorei lê-lo. Desconhecia esta esperteza das flores... Muito bom! Tem selinho para você ok? Beijos e bom domingo!

    ResponderExcluir

Oba! Que bom que esteve por aqui dando uma especulada no meu cantinho. Esteja à vontade e volte sempre.
Só não serão publicados comentários anônimos.
Beijos!

BlogBlogs.Com.Br