25 de abr. de 2008

A verdadeira face dos adoçantes

adocante

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou uma resolução no fim de março que reduzia a quantidade máxima de adoçantes (sacarina e ciclamato) em bebidas e alimentos. Antes de oficializar a medida, realizou uma consultoria pública por 60 dias e debates com interessados no assunto. A decisão de determinar o quanto de adoçante pode-se usar em um alimento aconteceu por causa do impacto destes produtos na saúde das pessoas.
A proibição reacendeu um debate antigo. Afinal, os adoçantes fazem mal ou não à saúde? A nutricionista Mariana Del Bosco Rodrigues, do Departamento de Nutrição da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica – ABESO, acredita que em doses recomendadas, não há perigo. “Os edulcorantes artificiais devem ser usados nas doses seguras, recomendadas pela Anvisa. Nós indicamos, também, que os pacientes façam um rodízio dos adoçantes para não sobrecarregar o organismo com uma única substância”, falou Mariana.
O problema é o excesso de produtos light ou diet no mercado, o que leva os indivíduos a ingerirem uma quantidade muita alta de adoçantes por dia, principalmente pessoas que não podem ingerir açúcar. “Em pacientes obesos e diabéticos, nós não temos como escapar dos edulcorantes artificiais, pois a ingestão de açúcar deve ser limitada. Mas em outros pacientes, isso pode ser controlado”, disse Mariana.
A maior polêmica em torno dos edulcorantes é que eles podem causar câncer. Mas a tese não foi comprovada cientificamente. Paula Cristina Augusto da Costa, nutricionista do Centro de Diabetes da Unifesp, comenta que não há provas. “Até existem estudos que dizem que os adoçantes causam tumores, mas eles são antigos e foram feitos em ratos com doses muito altas do produto. Hoje, os edulcorantes são aprovados e liberados pelas agências de saúde”, afirmou. [...]

Eu como uma boa gordinha e uma formiga assumida, adoçante não faz parte do meu cardápio, não existe coisa pior do que comer um doce que da água na boca só de olhar e sentir o gosto horrível do adoçante, ecaaaaaaa...

Se eu já como doce com açúcar além do limite, imagine se tivesse adoçante, iria comer três vezes mais e acho que engordaria mais também, não é mesmo?

Então, se depender de mim as fábricas de adoçantes irão a falência rsrsrs

Fonte: YOGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oba! Que bom que esteve por aqui dando uma especulada no meu cantinho. Esteja à vontade e volte sempre.
Só não serão publicados comentários anônimos.
Beijos!

BlogBlogs.Com.Br